Bioeconomia no Cerrado maranhense em voga no Mobiliza SLZ 2025

Evento voltado à bioeconomia no Cerrado maranhense integra Mobiliza SLZ 2025. Negócios que utilizam recursos da biodiversidade do Cerrado maranhense de forma sustentável vão compartilhar conhecimento e divulgar seus produtos e serviços durante o Inova Ilha.

Nesta quinta-feira (11), a agenda do Mobiliza SLZ 2025 terá um evento dedicado à bioeconomia no Cerrado maranhense: o Inova Ilha. A ação apresentará boas práticas, experiências, produtos e serviços de empreendedores do segmento, atendidos pelo programa Inova Cerrado, do Sebrae. Promovido pelo Sebrae Maranhão, Fapema, Tropos Lab e a Agência Marandu, o evento acontecerá o dia todo, a partir das 9h, na Agência Marandu, no Centro. Pela manhã haverá programação fechada para as startups participantes, mas à tarde e início da noite serão oferecidas atividades gratuitas e abertas ao público.

Agenda aberta ao público — Das 14h às 15h, estão previstas quatro ações simultâneas: a Exposição científica da matéria-prima ao produto, exibindo a jornada de um material até a transformação em produto final; o painel O impacto da indústria da beleza no meio ambiente, com quiz e premiação para o primeiro colocado; o Laboratório de Compliance, oferecendo consultorias nas áreas de Propriedade Intelectual, LGPD e Proteção de Dados, Contratos Empresariais e Direito Societário; e a oficina Do resíduo à solução funcional.

Das 15h às 16h, ocorrerá a Oficina de Perfumaria Ancestral, com encontro sensorial por meio dos aromas; o Workshop de laço de fibra de buriti; a oficina Banho de Floresta, unindo ciência e sensorialidade; e a palestra Saneamento Rural: Desafios e Soluções Sustentáveis.

Das 16h às 17h, acontecerá o workshop Inovação Sustentável na Agropecuária: Resíduos como Recursos, com palestras e exposição de banners; a exposição Empório Colaborativo de Produtos Naturais, com demonstração de produtos inovadores por pequenos produtores; a Oficina de pintura intuitiva; e a oficina Acessibilidade agora: como usar recursos acessíveis em sistemas e sites em produção.

Das 17h às 19h30, na área externa, haverá um happy hour com mostra de produtos, serviços e soluções da bioeconomia do Cerrado, apresentação cultural e coquetel, além de intercâmbio cultural com o vencedor da Expo Favela Innovation Paris, Oury Barry (fundador da MédiLiv), em parceria com a CUFA.

Sustentabilidade — O tema O que deixamos fala por nós será reforçado nesta quinta edição. A ideia é refletir sobre o impacto dos resíduos humanos e mostrar como soluções criativas podem reduzir danos ao meio ambiente e às pessoas, deixando um legado positivo para as futuras gerações. Além dos programas ao público, haverá conscientização entre produtores sobre a importância de escolhas mais sustentáveis.

Além do Inova Ilha, o Mobiliza SLZ 2025 terá outras ações voltadas à sustentabilidade, como a oficina de sacolas recicladas (Trilhas para a Prosperidade), sexta (12) às 9h30, na região Itaqui-Bacanga; a feira criativa Encontro de Brechós (sexta e sábado, 12 e 13), das 16h às 20h, na Praça do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão (REFFSA); e a ECOWOD – Corrida Consciente 2025, sábado (13), às 8h, na Avenida Litorânea.

A programação completa pode ser conferida no site http://mobilizaslz.com.br ou no Instagram http://@mobilizasaoluis

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos