De São Luís a Moscou: artista maranhense mobiliza talentos para ampliar presença brasileira no BRICS Melody 2026

Após representar o Brasil no Festival BRICS Melody em 2024, o músico, pesquisador e diretor do IEBABA Marcos Lamy lidera uma mobilização para fortalecer a participação brasileira na edição de 2026. As inscrições seguem abertas até 15 de fevereiro de 2026, com foco em músicos da cultura popular, especialmente do Maranhão.

Com trajetória dedicada à salvaguarda da cultura maranhense e quatro álbuns lançados, Lamy levou sons e saberes dos instrumentos tradicionais brasileiros aos palcos da Rússia. Agora, convida outros artistas a integrarem uma delegação plural e potente no festival, que promove o diálogo cultural entre países do bloco BRICS por meio da música tradicional em linguagem contemporânea.

O BRICS Melody 2026 terá etapas na Rússia, em Moscou e Ulyanovsk, em abril, e na Índia, em setembro. Além das apresentações, os participantes selecionados gravam um álbum coletivo, ampliando intercâmbios e oportunidades de profissionalização.

Inscrições
Prazo final: 15 de fevereiro de 2026
Formulário: https://forms.gle/iLYAQ4nTuGG4oESD8

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos