Espetáculo “As 3 Fiandeiras” comemora 10 anos com apresentações gratuitas no Teatro Xama

O espetáculo “As 3 Fiandeiras”, do Grupo Xama Teatro, celebra uma década de trajetória com uma curta temporada comemorativa no Teatro Xama, em São José de Ribamar. Com entrada gratuita, a montagem será apresentada em duas sessões especiais: no dia 29 de setembro, às 15h, em uma sessão exclusiva para alunos da rede pública de ensino, e no dia 30 de setembro, às 20h, em apresentação aberta ao público, com distribuição de 40 ingressos por ordem de chegada, uma hora antes do início do espetáculo.

A peça acompanha o percurso de três atrizes-personagens, Beatriz (Renata Figueiredo), Isadora (Gisele Vasconcelos) e Isabel (Rosa Ewerton Jara), que se veem diante do desafio de reconstruir um espetáculo fracassado de bilheteria. Entrelaçando a metalinguagem do fazer teatral com histórias pessoais, a trama incorpora também narrativas de rendeiras nordestinas: Das Dores, Chica e Zezé.

A figura de Chica, mãe do desaparecido Ribamar , um pescador que saiu para o mar e não voltou, torna-se símbolo da persistência e da esperança. Assim como ela precisa buscar o filho perdido, as atrizes precisam costurar, fio a fio, um novo espetáculo.

Ficha técnica:

Direção e Dramaturgia: Igor Nascimento

Elenco: Renata Figueiredo, Gisele Vasconcelos e Rosa Ewerton Jara

Direção Musical e Preparação Vocal: Gustavo Correia

Composição das Músicas: Gustavo Correia, Gisele Vasconcelos e Renata Figueiredo

Figurino: Cacau di Aquino

Iluminação: Camila Grimaldi

Cenografia: Ivaldo Júnior

Técnico: Renato Guterres

Confecção do Tapete: Ateliê Nãna Saias

Mandalas: Mãos de Fadas

Fotografia: Márcio Vasconcelos

Classificação indicativa: 14 anos

A realização é do Grupo Xama Teatro, com patrocínio da Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos