Feira Emaranhadas celebra resistência feminina na Amazônia Maranhense

No mês dedicado à valorização da floresta e dos povos amazônicos, acontecerá no próximo dia 18, das 9h às 16h, a 5ª edição da Feira Emaranhadas. Com o tema “Mulheres e suas resistências para o Bem Viver na Amazônia Maranhense”, o evento integra a programação do Setembro Amazônico, e vai ocorrer na Praça Deodoro, no Centro de São Luís.

Organizada pela Rede Emaranhadas, a feira destaca o protagonismo das mulheres na preservação ambiental, geração de renda e fortalecimento da cultura local. A programação inclui oficinas, exposição de produtos da economia solidária, saberes tradicionais e atrações culturais como Tambor de Crioula, DJ Gabi Leão e a cantora Luciana Pinheiro.

Um dos destaques será a Tenda de Saberes, com a quilombola Socorro, do Cocalinho (Parnarama), compartilhando conhecimentos sobre plantas medicinais. A feira é apoiada pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS), Coletivo Reocupa e organizações comunitárias.

Serviço:

5ª edição da Feira Emaranhadas
Praça Deodoro, São Luís/MA
Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | 9h às 16h
Contato: (98) 98115-2863 | emaranhadas.ma@gmail.com

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos