Festival Audiovisual Batalha na Praça celebra a cultura urbana em São Luís

O Festival Audiovisual Batalha na Praça acontece de 22 a 24 de janeiro de 2025, em São Luís, e propõe um encontro inédito entre o audiovisual e a cultura urbana, com foco em produções ligadas ao Hip Hop, às batalhas de MCs e às narrativas periféricas do Maranhão e do Brasil.

Com programação distribuída ao longo de três dias, o evento reúne mostra competitiva de curtas metragens e videoclipes, exibições especiais, oficinas formativas, homenagens e shows musicais, celebrando a criatividade urbana e fortalecendo a cadeia do audiovisual local.

As inscrições para curtas metragens e videoclipes estão abertas de 2 a 9 de janeiro de 2026 e contemplam obras produzidas entre janeiro de 2024 e dezembro de 2025 que dialoguem com a cultura urbana.

Realizado em São Luís, o festival valoriza o audiovisual como ferramenta de expressão, memória e transformação social, ampliando a visibilidade de artistas e realizadores que constroem suas narrativas a partir dos próprios territórios.

Mais informações no Instagram @festivalaudiovisualbnp e @batalhanapraca.

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos