Festival Olhar do Norte chega à Itaú Cultural Play com 30 filmes da Amazônia Legal

O audiovisual produzido na Amazônia Legal ganha uma vitrine inédita em todo o Brasil. Pela primeira vez, o Festival de Cinema da Amazônia “Olhar do Norte” firma parceria com a plataforma Itaú Cultural Play, disponibilizando gratuitamente 30 produções vindas do Norte e Centro-Oeste do país, entre elas, filmes com participação maranhense.

Se você é do Maranhão e valoriza a cultura, essa é uma ótima oportunidade para prestigiar produções que falam da nossa terra e de outras tantas que compartilham dos mesmos desafios, sonhos e riquezas culturais. A mostra online vai de 22 de setembro a 11 de outubro e apresenta um panorama do cinema contemporâneo feito em estados como Maranhão, Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Amapá e Mato Grosso.

O Maranhão integra a Mostra Amazônia, recorte principal da programação e única mostra competitiva da parceria. Ao todo, são 14 filmes nessa seleção, todos produzidos ou dirigidos por realizadores dos estados que formam a Amazônia Legal.

É desta mostra que será escolhido o vencedor do Prêmio Itaú Cultural Play, que oferece R$ 15 mil e licenciamento de dois anos para exibição na plataforma, com potencial de alcançar público nacional e internacional.

O anúncio será feito na cerimônia de encerramento do festival, no dia 21 de setembro, diretamente do Teatro Amazonas, em Manaus.

A Itaú Cultural Play é uma plataforma de streaming gratuita, dedicada ao cinema brasileiro. Para acessar os filmes: Basta entrar em: www.itauculturalplay.com.br. Ou baixar o app para Android ou iOS, também disponível em smart TVs (Samsung, LG, Android TV, Apple TV), Chromecast, Claro TV+ e Watch Brasil.

A programação é diversa: tem ficção, documentário, animação, drama, comédia e até terror. São filmes que abordam temas ligados à realidade amazônica, aos povos originários, à migração, ao meio ambiente, às tradições culturais e aos desafios sociais da região.

Alguns destaques: “Planeta Fome” (RO): animação sobre o desespero de uma mãe por dignidade., “A Bici de Ramon” (RR): um jovem migrante venezuelano busca liberdade em uma bicicleta, “O Brincante de Boi” (AM): documentário sobre a força do Festival de Parintins, “Memórias Fantasmas” (RO): uma comédia onde memórias da cidade estão sendo roubadas e “Essa cidade se esqueceu como se planta” (PA): drama poético que fala de luto, tradição e resistência.

Além da Mostra Amazônia, a Itaú Cultural Play exibe também: Mostra Olhar Panorâmico: com 12 filmes que exploram temas sociais, de identidade e pertencimento. E mais quatro títulos foram selecionados fora da competição, mas que contribuem para o debate audiovisual sobre a Amazônia e suas fronteiras.

Criado para valorizar a produção audiovisual brasileira, o Prêmio Itaú Cultural Play já reconheceu filmes do Festival Guarnicê de Cinema (MA), do Festival Visões Periféricas (RJ) e da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis (SC).

O cinema da Amazônia Legal está mais acessível; é uma oportunidade de conhecer histórias contadas por quem vive na região, com olhares potentes e narrativas que dialogam com questões reais do nosso cotidiano.

SERVIÇO

Mostra Amazônia
De 22 de setembro a 11 de outubro

Na plataforma gratuita http://www.itauculturalplay.com.br

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos