Joãozinho Ribeiro: entre a vida e a arte, o canto que resiste com shows no TAA

Outubro chega com bons ventos no coração do Centro Histórico de São Luís. Nos dias 3 e 4, o palco centenário do Teatro Arthur Azevedo será casa de uma celebração onde Joãozinho Ribeiro convida o público para ver , ouvir e sentir “Canções da Vida e da Arte”, uma ode à existência e à resistência que move o artista.

Setenta anos de vida. Ele que venceu uma luta contra o câncer. E tem uma história entrelaçada à música popular brasileira, à poesia, aos movimentos sociais e à alma do Maranhão.

Serão noites de encontros afetuosos, no palco, Joãozinho recebe as participações especiais de Adler São Luiz, Adriana Bosaipo, Alê Muniz, Aziz Jr, Daffé, Mestres Josias Sobrinho e Chico Saldanha, Maria Spíndola, Paulo Pirata, Rosa Reis e Sérgio Habibe. Todos juntos, costurando memórias e melodias de um repertório autoral que atravessa gerações e que já foi acolhido nas vozes de Elba Ramalho, Rita Benneditto, Flávia Bittencourt, Zeca Baleiro, Olodum, Betto Pereira e tantos outros.

A música vem acompanhada de solidariedade. Os ingressos serão trocados por doações (alimentos, materiais de limpeza, higiene pessoal, itens hospitalares e pedagógicos, roupas e utensílios) que serão destinados à Casa de Apoio da Fundação Antonio Dino.

A direção do espetáculo é do próprio Joãozinho, com produção e coordenação de Lena Santos e direção musical do acordeonista e multi-instrumentista Rui Mário. Ao lado dele, um time de músicos que é pura alquimia: Arlindo Pipiu, Hugo Carafunim, Danilo Santos, Robertinho Chinês, Carlos Raqueth, Ronald Nascimento, Marquinhos Carcará, e os vocais de Kátia Espíndola, Raquel Espíndola e Renato Serra.

As trocas solidárias podem ser feitas no Convento das Mercês (Rua da Palma, Desterro) ou no próprio Teatro Arthur Azevedo, nos dias dos espetáculos.

A realização é viabilizada via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão, com o patrocínio da Potiguar.

Serviço

O quê: show “Canções da Vida e da Arte”

Quem: Joãozinho Ribeiro e convidados

Quando: dias 3 (sexta) e 4 de outubro (sábado), às 20h

Onde: Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, Centro)

Quanto: os ingressos solidários serão trocados por alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal, pedagógicos, hospitalares, descartáveis, roupas e utensílios domésticos para a Casa de Apoio da Fundação Antonio Dino

Informações: no instagram @joaozinhoribeiromilhoesdeuns

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos