Maranhão na Telinha 2025 abre espaço para o universo da animação e celebra a Turma da Mônica 

Um nome que atravessa gerações e continua presente no imaginário de muita gente…. A Turma da Mônica será destaque na edição 2025 do Maranhão na Telinha, que acontece entre os dias 18 a 20 e 25 a 28 de agosto, o Cinema SESC Deodoro, em São Luís.

Serão exibidos três filmes baseados nos personagens de Mauricio de Sousa: “Turma da Mônica: Laços” e “Lições”, ambos com direção de Daniel Rezende, e o recente “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, dirigido por Fernando Fraiha, que participa de uma conversa com o público no encerramento da mostra.

Além das sessões, a programação se estende para outros espaços da cidade. No IFMA do Centro Histórico, acontece um ciclo de debates sobre animação, reunindo profissionais e pesquisadores para discutir desde os processos técnicos até o uso da linguagem animada como ferramenta pedagógica.

Nos dias 26, 27 e 28, a mostra também oferece uma oficina prática de stop motion, aberta ao público interessado em experimentar a técnica. A proposta é desenvolver um curta coletivo — do roteiro à finalização, passando por edição e trilha sonora.

O Maranhão na Telinha é realizado pela Mil Ciclos Filmes, em coprodução com a Catirina Filmes, com patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (SECMA), por meio da Lei Paulo Gustavo e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Para quem se interessa por cinema de animação a mostra é uma oportunidade real de troca e experimentação. Sem firulas: só bons filmes, boas conversas e espaço pra criar.

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos