Projeto Seis e Meia abre temporada com grande tributo à Patativa nesta quinta-feira (25)

O Centro Histórico de São Luís será palco de uma noite de celebração à vida e obra de Patativa, uma das maiores artistas do samba maranhense. A cantora e compositora, que marcou gerações com sua autenticidade e irreverência, será homenageada na edição de setembro do projeto “Seis e Meia: Reencantando o Mundo”, promovido pelo Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (IESTI), com patrocínio do Sebrae-MA, nesta quinta-feira (25).

A programação começa às 18h30 no Casarão do IESTI, na Rua da Palma, 322, e traz uma rica mistura de linguagens artísticas para relembrar a trajetória de Patativa. A homenagem se inicia com a abertura da exposição “De pouca fala, de muito samba”, com curadoria de Sara Reis, seguida, às 19h30, por uma sessão especial de cinema com os curtas Punga, de Ronny Meirelles e Fernando Braga, e Patativa – Xiri Meu Eu Não Dou, de Tairo Lisboa. Um mural artístico dedicado à sambista também será inaugurado durante o evento.

“O projeto Seis e Meia quer oferecer ao público uma vivência cultural logo após o expediente, e nada mais justo do que começar com uma homenagem à nossa inesquecível Patativa, que tanto contribuiu para a música popular maranhense”, destaca Aziz Júnior, coordenador do projeto.

A partir das 20h, a DJ Vanessa Serra assume as pick-ups preparando o clima para a roda de samba que vem em seguida, reunindo nomes de peso como Vanda Silva — filha de Patativa — ao lado de João Eudes, João Neto, Gustavo Belan, Valdico, além dos convidados especiais Dicy Rocha e Joãozinho Ribeiro.

Comida e bebida também fazem parte da experiência: os sanduíches serão assinados pela Bocadilho e as bebidas serão vendidas por moradores do bairro Desterro, integrantes do projeto Guardiões da Memória – Patrimônio em Rede, que também busca valorizar os saberes e fazeres da comunidade local.

Serviço:

Tributo a Patativa – Projeto Seis e Meia: Reencantando o Mundo

Quinta-feira, 25 de setembro de 2025

A partir das 18h30

Local: Casarão do IESTI – Rua da Palma, 322, Centro, São Luís (MA)

Entrada gratuita.

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos