O Maranhão Ancestral aconteceu em sua segunda edição, reafirmando-se como um dos eventos mais importantes de valorização da cultura e identidade do estado. Idealizado pela Nalla Lab Criativo, startup maranhense que atua como produtora cultural e plataforma nacional de conexão entre profissionais da economia criativa, o projeto promoveu um desfile em celebração da ancestralidade afro-indígena e um espaço de formação, empreendedorismo e fortalecimento da cultura local.
Reunindo uma rede de voluntários, o Maranhão Ancestral se consolidou como uma iniciativa solidária que promove capacitação profissional e troca de saberes ancestrais, envolvendo áreas como moda, maquiagem, estética, audiovisual, artesanato, empreendedorismo e beleza. A proposta que aconteceu no último dia 14 de setembro, no CIT – ao lado do CRAS da Liberdade, uniu talentos emergentes e experientes em uma grande rede colaborativa, impulsionando a economia criativa e oferecendo visibilidade a novos criadores.
Além de enaltecer a riqueza estética e simbólica do Maranhão, o evento se estabelece como plataforma de transformação social, fomentando oportunidades e inspirando novas gerações a se reconhecerem em sua identidade cultural.