Raízes afro-indígenas celebradas no Maranhão Ancestral

O Maranhão Ancestral aconteceu em sua segunda edição, reafirmando-se como um dos eventos mais importantes de valorização da cultura e identidade do estado. Idealizado pela Nalla Lab Criativo, startup maranhense que atua como produtora cultural e plataforma nacional de conexão entre profissionais da economia criativa, o projeto promoveu um desfile em celebração da ancestralidade afro-indígena e um espaço de formação, empreendedorismo e fortalecimento da cultura local.

Reunindo uma rede de voluntários, o Maranhão Ancestral se consolidou como uma iniciativa solidária que promove capacitação profissional e troca de saberes ancestrais, envolvendo áreas como moda, maquiagem, estética, audiovisual, artesanato, empreendedorismo e beleza. A proposta que aconteceu no último dia 14 de setembro, no CIT – ao lado do CRAS da Liberdade, uniu talentos emergentes e experientes em uma grande rede colaborativa, impulsionando a economia criativa e oferecendo visibilidade a novos criadores.

Além de enaltecer a riqueza estética e simbólica do Maranhão, o evento se estabelece como plataforma de transformação social, fomentando oportunidades e inspirando novas gerações a se reconhecerem em sua identidade cultural.

 

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos