César Nascimento lança clipe em homenagem à Igreja do Desterro

Foto: Diego Caversan

Um dos mais bonitos cartões-postais de São Luís é a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, cujo largo faz parte do conjunto arquitetônico e paisagístico do respectivo bairro, tombado pelo IPHAN.

O cenário encantador serviu de fonte de inspiração para uma das músicas de César Nascimento, chamada Desterro, gravada no mesmo LP da icônica Ilha Magnética, de 1989. Agora, a faixa Desterro recebeu uma nova roupagem, e já está disponível em todas as plataformas digitais. E neste sábado, dia 21 de outubro, terá clipe lançado no YouTube com direção de Diego Caversan, imagens de estúdio feitas por ele, imagens aéreas do fotógrafo Meireles Junior e desenhos do artista plástico Cordeiro Filho.

A data para o lançamento do clipe “Desterro” foi proposital. Há registros históricos de que a Igreja do Desterro quase sofreu demolição, mas com a ajuda da população local, em  21 de outubro de 1869, foi reedificada por Marcelino José Antunes Pimenta.

Sobre a inspiração para compor a música, César Nascimento conta: “Estávamos recém-casados, eu e Renata, na casa dos pais dela, no São Francisco, quando me chamou atenção um pequeno quadro com a pintura da Igreja do Desterro, na sala de estar. E pintou uma vontade inexplicável de ir com o violão defronte à igreja para compor uma canção. E assim a fiz…”.

E sobre o clipe, ele diz: “Eu gostei muito do resultado final deste trabalho. Acredito que ele será um belo presente para fortalecermos a história da Igreja do Desterro, como um ícone do Centro Histórico de São Luís do Maranhão”, aponta.

(Arte: Cordeiro Filho)

Em setembro passado, César Nascimento lançou a música “Vem, Maninha!”. Este ano, também lançou o disco “É Pra São João”, com ritmo da cultura popular, e EPedra!, um EP voltado ao ritmo jamaicano com sotaque maranhense.

César Nascimento tem 42 anos de carreira artística. Ao todo, além dos singles, são dois álbuns virtuais nas plataformas; além dos 08 (oito) CDs, 02 (dois) DVDs, 02 LPs já produzidos e mais outras faixas gravadas em coletâneas, como “Mururu” do LP Segunda de Arte (1992), “Gavião Vadio”, composição de Nicéas Drumont e Cecílio, interpretada com Betto Pereira no LP Maio Oito Meia (2017) e “João do Vale, Minha Homenagem”, do LP Vinil & Poesia – Vol.01 (2020). A saber, o CD/DVD Violão de Coreiro – A composição de César Nascimento e seu violão, de 2018, é considerado pela crítica especializada como uma obra prima da carreira do artista.

César Nascimento é autor da consagrada balada Ilha Magnética, eleita como “Bem Cultural do Estado do Maranhão”, e de hits como: O Radinho, Maguinha do Sá Viana e Reggae Sanfonado, imprescindíveis na programação das rádios de todo o país e nas playlists de Música Brasileira.

 

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO CLIPE DA MÚSICA “DESTERRO” DE CÉSAR NASCIMENTO

SÁBADO, 21 DE OUTUBRO, NO YOUTUBE

https://www.youtube.com/@cesarnascimentooficial6719

SAIBA MAIS: https://www.instagram.com/cesarnascimento61/

 

Ficha técnica:

Título: Desterro

Autor: César Nascimento

Gravado no estúdio Chalezinho Amarelo, em Petrópolis – RJ

Captação e edição de vídeo: Diego Caversan

Desenhos da Igreja: Cordeiro Filho

Imagens aéreas: Meireles Júnior (@meirelesjr)

 

 

(DA REDAÇÃO)

 

 

 

 

 

Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.

Bacharel em Comunicação Social – habilitação Jornalismo, UFMA; com pós-graduação em Jornalismo Cultural, UFMA.

Assessora de Imprensa e Comunicação.

Pesquisadora musical e entusiasta da Cultura do Vinil/DJ.

Antes de dedicar-se ao conteúdo on-line, publicou o Diário de Bordo, na mídia impressa, por 25 anos. Marcou também sua atuação profissional, por 20 anos, desenvolvendo estratégias de produção e roteiro de programas de rádio e TV, com foco em entretenimento.

É criadora do projeto “Vinil & Poesia” com ações diversas, incluindo feira, saraus e produção fonográfica. Lançou a coletânea maranhense Vinil e Poesia – Vol. 1, em mídia física (LP) e plataformas digitais, reconhecida no Prêmio Papete 2021.

Em 2020, idealizou o programa “Alvorada – Paisagens e Memórias Sonoras”, inspirado nas tradições dos folguedos populares e lembranças musicais afetivas. Dentre as realizações, produz bailes e circuitos, a partir do Alvorada que tem formato original e inovador, 100% vinil, apresentado, ao ar livre, nas manhãs de domingo, com transmissão nas redes sociais e na Rádio Timbira FM.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
PIX DIÁRIO DE BORDO SLZ
Arquivos