Um monólogo que retrata a vida e a obra da escritora Virginia Woolf, explorando temas como tragédia pessoal, lucidez e loucura. “Virgínia” é o espetáculo que a atriz e produtora Cláudia Abreu (RJ) apresenta nesta sexta-feira, 26, às 19h, encerramento a programação da Mostra Nape 2024. Os ingressos estão à venda a preços populares em cliente.sescma.com.br/login ou na bilheteria física do Teatro, das 14h às 17h,
Desde o dia 18 de abril, a capital maranhense sedia a Mostra Nape com espetáculos teatrais, palestras-performances e musical infantil no palco do Sesc para diferentes plateias e idades. O objetivo da Mostra é impulsionar a cadeia produtiva das artes cênicas, democratizando o acesso a produções artísticas locais e nacionais. A programação também é uma homenagem ao Dia Mundial do Teatro, comemorado em 27 de março.
O espetáculo “Virgínia”, primeiro monólogo de Cláudia Abreu, foi idealizado e escrito por ela a partir da vida e da obra de Virginia Woolf (1882-1941). Em cena, a atriz interpreta a genial escritora inglesa, cuja trajetória foi marcada por tragédias pessoais e uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. A estrutura do texto se apoia no recurso mais característico da literatura da escritora: a alternância de fluxos de consciência, capaz de ‘dar corpo’ às vozes reais ou fictícias, sempre presentes em sua mente.
A Mostra Nape tem o compromisso com a inclusão social e democratização do acesso à arte. Nesta edição, mais uma vez abre as portas para estudantes de escolas públicas e crianças de instituições sociais atendidas pelo Programa Sesc Mesa Brasil, assim como realiza mais uma edição do Plateia Vip, projeto que traz trabalhadores do comércio para o Teatro Sesc durante o horário de expediente para vivenciar essa experiência cultural, incluindo os bastidores da programação.
Em cena, a atriz interpreta a genial escritora inglesa, cuja trajetória foi marcada por tragédias pessoais e uma linha tênue entre a lucidez e a loucura. As duas sessões já estão com ingressos esgotados. A montagem já foi vista por mais de 30 mil pessoas pelo Brasil.
O espetáculo é o resultado dos vários atravessamentos que Virginia Woolf (1882- 1941) provocou em Cláudia Abreu ao longo de sua trajetória. A vida e a obra da autora inglesa são os motores de criação deste espetáculo, fruto de um longo processo de pesquisa e experimentação que durou mais de cinco anos.
A relação de Claudia com Virginia Woolf começa em ‘Orlando’, encenação assinada por Bia Lessa, em 1989. Aos 18 anos, ela travou contato inicial com a escritora de clássicos como ‘Mrs Dalloway’, ‘Ao Farol’ e ‘As Ondas’. No entanto, somente em 2016, com a indicação de uma professora de literatura, que a atriz reencontrou e mergulhou de cabeça no universo da autora.
“O meu desejo de escrever uma peça sobre Virginia Woolf surgiu do fato de ter me apaixonado pela obra dela, depois ter buscado conhecer um pouco sobre a vida dela, que era surpreendente, cheia de altos e baixos, dramas emocionais e psicológicos. Achei que era uma personagem maravilhosa”, falou Cláudia Abreu, destacando ainda que a escritora aborda em suas obras assuntos importantes de serem discutidos, o que também foi um ponto importante para a escolha.
Serviço
O que: Espetáculo Virginia, encenado por Cláudia Abreu
Quando: 26/04 (20h) e 27/04 (19h)
Onde: Teatro Napoleão Ewerton, localizado no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, ao lado da Loja Cadami
Vanessa Serra é Jornalista. Ludovicense, filha de rosarienses.









